Bem vindo ao site
do Deputado NOZINHO

Youtube do Deputado Nozinho Facebook do Deputado Nozinho Twitter do Deputado Nozinho    #NOZINHOMEREPRESENTA    Partido do Candidato Nozinho

nossa caminhada


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Deputados visitam Barracão do Produtor de Nova União

Clique aqui e assista o vídeo da visita.
A pavimentação de cinco quilômetros da estrada de terra que liga o centro do município de Nova União (Região Central do Estado) ao Barracão do Produtor José Geraldo Pinto, no distrito de Nossa Senhora do Carmo, é a principal reivindicação dos produtores de banana daquela região. Eles receberam, na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, a visita de deputados da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Ligado à Associação dos Produtores Rurais de Nova União (Apranu), o barracão completará em setembro 16 anos e, desde então, vem centralizando as atividades de produção de banana e movimentando a economia da região. O local reúne 134 produtores, associados à Apranu. De lá, parte semanalmente uma média de 20 mil caixas de bananas, transportadas em 40 caminhões.

O problema maior, contudo, reside exatamente no transporte, já que os veículos têm que percorrer 5.150 metros de estrada de terra, causando prejuízos à qualidade do produto, que sai higienizado do barracão mas chega sujo a seu destino, devido à poeira ou ao barro da estrada. Por essa razão, os produtores locais estão buscando o apoio dos parlamentares da comissão para que intercedam junto ao Governo do Estado no sentido de ajudá-los a asfaltar esse trecho da estrada.

A mesma reivindicação foi feita também pelo prefeito de Nova União, Geraldo de Paula Andrade, e pelos vereadores locais, que entregaram à comissão um documento solicitando a intermediação da Assembleia junto ao governo a fim de que a demanda possa ser atendida.

Clique aqui e veja mais fotos da visita.

Deputados apoiam solicitação

O deputado Nozinho, autor do requerimento para realização da visita, destacou a importância da produção local de banana, a segunda maior do Estado. “Estamos aqui para conhecer de perto o trabalho desse importante segmento econômico e ouvir de vocês quais são suas principais demandas, para que a gente possa contribuir no que for possível”, afirmou.

O presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino, também mostrou-se interessado em conhecer a realidade, os desafios e os problemas dos produtores de banana e levar suas demandas ao Governo do Estado. “Esta visita técnica tem o propósito também de dar publicidade ao que está sendo feito no meio rural. Essa é uma das funções do Legislativo – ouvir os diversos segmentos sociais e levar as reivindicações ao Poder Executivo”, explicou.

Os dois parlamentares se comprometeram também a aprovar requerimento para realização de uma audiência pública da comissão a fim de debater os problemas e
demandas do setor.

Produtores almejam polo de cultura da banana

Além de Nova União e São Gonçalo do Rio Abaixo, também são grandes produtores de banana na região os municípios vizinhos de Taquaraçu de Minas, Caeté, Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo.

Os produtores locais almejam, por isso, transformar a região em um polo de apoio à cultura da banana, com sede em Nova União. Para isso, precisam de suporte governamental, sobretudo no que diz respeito ao asfaltamento da estrada. Um executivo de uma fábrica de doces local confirma que já perdeu um importante cliente da Coreia do Sul pelo fato de não contarem com uma via asfaltada ligando o barracão à sede de Nova União.

O diretor-financeiro da Ceasa-MG, Gustavo Costa de Almeida, explicou que os produtores de Nova União estão suficientemente maduros para crescerem e reivindicarem a implantação de uma agroindústria no município. Segundo ele, o Ministério da Ciência e Tecnologia dispõe de recursos da ordem de R$ 20 milhões para o setor, e desde 2013 existe um projeto pronto para o município orçado em R$ 1,3 milhão. “Precisamos, por isso, nos mobilizar para concretizar isso”, defendeu.

Já os vereadores de Nova União, além de encaminharem o pedido de asfaltamento da estrada rural, reivindicaram também a construção de um redutor de velocidade na entrada do município, para evitar batidas e atropelamentos.

Fábrica de doces emprega mão de obra local


Paralelamente à produção de banana local, começa a ganhar força, em Nova União, um outro segmento a ela associado: a indústria de doces. Inaugurada em janeiro de 2014, a fábrica Faduni – União Comércio e Indústria Nossa Senhora do Carmo – emprega, atualmente, 34 pessoas da região.

A fábrica consome, semanalmente, 20 toneladas da fruta com a qual produz doces de diversos tipos – bananadas de corte e cremosa, em tabletes, a quilo e embaladas por unidades, diet e comum e associada a outras frutas. Cerca de 40% da produção é vendida em Belo Horizonte. O restante é comercializado em outras cidades mineiras e em outras capitais, como São Paulo, Salvador, Manaus, Belém, Rio de Janeiro e Brasília.

Um dos sócios da fábrica, Aneliton Linhares, o Nelinho, diz que, com a aproximação do inverno, nos últimos 60 dias a produção triplicou, já que, nessa época, o consumo de doces aumenta. “Nosso objetivo é crescer e gerar emprego, movimentar a economia local e contribuir para aumentar qualidade de vida da população”, disse o empresário, natural de Nova União e que há 15 anos acalentava o sonho de implantar uma indústria de doces no município, aproveitando a produção local de banana.

FONTE: www.almg.gov.br
FOTOS: Guilherme Bergaminni e Ricardo Guerra




Todos os direitos reservados